sexta-feira, 11 de março de 2011

Praias do Ceará...Morro Branco, Lagoinha, Cumbuco e Mundaú

Morro Branco

Na cidade de Beberibe que fica a pouco mais de 80 km de Fortaleza, se encontra Morro Branco, um lugar que já foi cénario de filmes, abertura de programas e novelas da Rede Globo e foi também cenário do programa "No Limite" o que fez com que esse lugar ganhasse o apelido de "Praia dos Anjos". No passado era uma pacata vila de pescadores e hoje se encotra entre um dos destinos mais procurados de quem visita o Ceará. O espetáculo das falésias com suas cores servem de inspiração e  materia prima para um típico artesanato feito em garrafinhas e outros vasilhames de vidro.

Fizemos um passeio com guia pelo labirinto de falesias e depois fomos de buggy até a Praia das Fontes. Pelo caminho varias fontes naturais de água doce que segundo os nativos o banho traz sorte no amor,juventude, faz o cabelo crescer nos carecas e por ai vai, cada uma serve para um tipo de coisa. Também vimos vários aerogeradores de enrgia eólica. Ainda tem diversão na duna do esquibunda, com uma descida de 100 metros de inclinação no meio das dunas altas e no final do passeio uma parada para mergulho na lagoa de Uruaú que é a maior do Ceará.

Fonte jorrando da parede de areias da Praia.
Pelo passeio de buggy mais visual contemplativo.






Descendo de skibunda a 100m.










Lagoa de Uruau relax...

Lagoinha
A Praia de Lagoinha fica Localizada no município de Paraipaba, a 124 Km de Fortaleza, nessa praia que fica localizado o maior cartão postal do Ceará. A paisagem de cima das dunas é de tirar o folego.
Fizemos alguns passeios legais: Jardineira (pau de arara) onde visitante tem uma noção de como é uma parte do interior do Ceará (e que o interior do Ceará não é só seca e miséria como a maioria das pessoas tem em mente).
Lugarejo do trajeto de Pau-de-arara.
Jardineira, também conhecida como Pau-de-arara.

Ao longo desse trajeto passamos por um lugarejo com várias crianças vendendo cocada artesanal
feita por eles. Conhecemos também a Lagoa das Almacegas num passeio de catamarã e fechamos com um passeio de buggy pelas areias da praia.
Passeio de catamarã
Já no outro lado um calango.
Passeio de buggy nas dunas
Uma paisagem bucólica beirando a praia.

Balanço do passeio: Jorge foi picado por um marimbondo, o dia estava meio cinza, a praia estava bem cheia e com vários carros passando em alta velocidade e outros vários parados tocando todo tipo de música que vocês possam imaginar ao mesmo tempo, mas mesmo assim foi legal.






Cumbuco
Não fica muito longe de Fortaleza, só 35km, e vale a pena conhecer. No passeio de buggy pelo parque das dunas móveis que fizemos existem duas modalidades de passeio: com emoção (o buggy desce dunas extremamente inclinadas que dão a impressão de que vai capotar e passa em alta velocidade) e tem também o  sem emoção (que dispensa as descidas com adrenalina). Nós fizemos o com emoção.


Acrescente aí o vento no rosto, o banho de lagoa, descer de skibunda e o banho de mar.  




Mundaú

Fomos visitar sem saber muito o que esperar do lugar pois escolhemos na última hora. Não nos arrependemos: a cor do mar nessa praia é diferente das praias que já tinhamos visitado, com suas algas e seus corais encanta logo de cara. A km de fortaleza, Mundaú fica na cidade de Trairi. O mais interssante foi ver as areias voando rasteiro num vento forte, parecia coisa de cinema. Havia também um cheiro de algas impregnando, pois realmente tinham várias sendo levadas para a areia e na água também.
A vista da estrada para a praia é linda.

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário